Jornadas sobreTransformação Digital e Sistemas de Informação no Turismo

As jornadas sobre Transformação Digital e Sistemas de Informação no Turismo, ocorridas no dia 2 de Maio de 2017 na ULHT, permitiram concluir o seguinte:

O turismo é uma actividade fundamental, especialmente no caso português onde a sua importância se tem vindo a consolidar a vários níveis (emprego, capacidade exportadora, investimentos, etc).
Enquanto historicamente os portugueses tinham de ser capazes de navegar sobre os oceanos, hoje em dia têm de ser capazes de navegar no novo mundo tecnológico.

Ele é incontornável, mas é apenas um veículo para estarmos mais próximos das pessoas. Com esta ferramenta, as pequenas empresas, países ou marcas têm capacidade de ombrear no mundo global.

Com este novo paradigma, importa prestar muita atenção às redes sociais e dar respostas rápidas.

Esta é uma nova ferramenta de negócio que transformou todo o palco onde se opera.

Naturalmente, nesta nova realidade há riscos acrescido como acontece com o ciberataque, ou os vírus informáticos.

Esta é também uma nova oportunidade de emprego para pessoas com formação mais analítica.
Várias empresas são mesmo o resultados deste “petróleo digital” e o turismo tem beneficiado bastante deste aspecto.

Naturalmente que ainda existe um longo caminho a percorrer, pois o ideal seria ter todos os agentes integrados e a funcionar de forma consolidada.

Há grande oportunidades e é fundamental assegurar que as empresas não se contentam em satisfazer o cliente.

Em contrapartida, elas devem procurar tornar o cliente um fã e este facto impõe numerosos desafios em termos de mudança do posicionamento das empresas.

Foram ainda discutidos os novos posicionamentos do grupo Pestana neste mundo global e a forma como se têm vindo a posicionar e a integrar todos os hotéis do grupo, a gestão dos campos de golfe através de uma app própria que permite mostrar a performance das jogadas, os pontos fortes e fracos do jogo e finalmente a importância da realidade aumentada como forma de criação de novas experiências para os turistas.

Muito obrigada aos Oradores e à Comissão Organizadora.