Professor Jorge Mangorrinha lança livro sobre as Caldas da Rainha

Sobre o autor:

Nasceu nas Caldas da Rainha e exerce profissionalmente em Lisboa, como professor universitário e técnico superior da Câmara Municipal de Lisboa. Tem uma formação abrangente, em Arquitetura, História, Urbanismo e Turismo, desde a Licenciatura ao Pós-Doutoramento, percurso pelo qual o termalismo tem sido recorrente, mas também nalguns cargos que exerceu, como Vereador nas Caldas da Rainha e Coordenador Científico do Rastreio e Levantamento dos Conjuntos Termais Portugueses, bem como na obtenção do Prémio José Figueiredo 2010.

“Caldas da Rainha: o mais antigo hospital termal do Mundo”

O professor de Turismo da Universidade Lusófona, Jorge Mangorrinha lançou no Centro Cultural e de Congressos, nas Caldas da Rainha, no passado dia 25 de novembro o seu novo livro “Caldas da Rainha: o mais antigo hospital termal do Mundo“.

Este é o segundo título da Coleção “Regresso às Termas”, que se iniciou, em maio passado, com “Cidade da Água: Hospital Termal das Caldas da Rainha, 1989” (Clara Azevedo e Jorge Mangorrinha).

O livro, patrocinado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, conta com duas edições, uma em português e outra em inglês. Pretende-se, deste modo, atingir mais público e proporcionar a divulgação internacional. Este novo trabalho é uma síntese do pensamento do autor sobre a evolução histórica das Caldas da Rainha, na perspetiva do termalismo e do contexto evolutivo internacional. É ilustrado com uma seleção de imagens, tendo como critério a diversidade tipológica, que faz dele um contributo essencialmente iconográfico.

Jorge Mangorrinha considera que “o livro pode despertar as consciências sobre o papel importante das Caldas da Rainha na história do termalismo e a relevância das memórias físicas e imateriais que, através dos tempos, se desenvolveram nesta estância termal, e algumas já se perderam, tanto no Hospital Termal, como no seu entorno físico, aspetos retidos nas imagens deste livro. Hoje vive-se na expetativa de um novo rumo, mas espera-se que saibamos preparar o futuro, dignificando a história, o património e a cultura termal, e reposicionando a cidade, em termos nacionais e internacionais, cuja marca de mais antigo hospital termal do mundo deve ser potenciada”.

A editora Caleidoscópio pretende dar continuidade aos dois primeiros livros da coleção, junto de outras estâncias e regiões termais, destacando o papel iniciático das Caldas da Rainha, como lugar a partir do qual também se desenvolve esta sequência editorial.

O evento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Tinta Ferreira.

Para além da apresentação do livro, o autor fará uma palestra intitulada “Para que servem os livros sobre as Caldas da Rainha?“.