Visitas de Estudo Museu Arqueológico do Carmo

O Museu Arqueológico do Carmo: uma surpresa inesperada no coração de Lisboa

Inaugurado há, precisamente, 150 anos e pertença da Associação dos Arqueólogos Portugueses, o Museu Arqueológico do Carmo encontra-se no Largo do mesmo nome, ao Chiado, naquela que foi uma das igrejas mais portentosas da capital portuguesa, por vontade de D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431), Condestável do Reino e, hoje, São Nuno de Santa Maria.

Atravessando o Largo do Carmo, pontuado de árvores frondosas que abrigam, generosamente, os muitos turistas que por ali passeiam e saboreiam os dias repousados em esplanadas, entram naquele que é, também, um dos escassos exemplos do gótico construído em Lisboa sobrevivente ao terramoto de 1755, do qual é seu testemunho.

Dentro do espaço, deparam-se com uma igreja a céu aberto, em cujas naves central e laterais encontram inúmeros exemplares patrimoniais resgatados à destruição dos homens e à acção do clima.

Chegados ao que outrora foram as capelas mor e laterais, franqueiam a porta rasgada no entaipamento erguido nos anos 40 do século passado, acedendo à zona coberta do museu, onde continuam a visita através de páginas da história de Lisboa, do País e da Associação que o acolhe.

Terminam o percurso na loja, com oferta é múltipla, desde artigos exclusivos, inspirados em peças do acervo museológico, até edições relativas às áreas de actuação da Associação.

De regresso ao Largo, tempo, ainda, para se sentarem nos degraus conducentes à saída, olhando, demoradamente, o que o museu tem de melhor para oferecer: tempo no seio do reboliço imparável e crescentemente cosmopolita do Chiado.

Os alunos da cadeira de Património Cultural e Turismo, do 2.º ano da Licenciatura de Turismo da Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração da ULHT, acompanhados da Prof. Doutora Ana Cristina Martins, docente do respectivo Departamento, tiveram a oportunidade de, guiados pelo Presidente da Associação dos Arqueólogos Portugueses e Director do Museu Arqueológico do Carmo, Dr. José Morais Arnaud, conhecerem um lugar prazeiroso, que alberga diferentes eventos, com destaque para concertos nocturnos que surpreendem pela singularidade do cenário e excelência da acústica.

Por fim, apreenderam a experiência de quem dirige, privadamente, um dos equipamentos culturais lisboetas de maior sucesso junto de turistas, maioritariamente estrangeiros, apesar dos obstáculos inerentes à sua localização.