Aula com Eng. Agressandro Leal
No dia 11 de Dezembro de 2015, a turma da noite de “Planeamento e Organização de Eventos” teve a oportunidade de conversar com um convidado estrangeiro, oriundo de São Tomé e Príncipe, e que integra a equipa nacional que é responsável pelo planeamento e pela organização do “IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa”.
O palestrante – Eng. Agressandro Leal – é Responsável pelo Sector Regional do Ambiente, Membro do Conselho Nacional de S. Tomé e Príncipe para as Alterações Climáticas e técnico da Direcção Regional do Ambiente e Conservação da Natureza do Governo Regional da Ilha do Príncipe.
Apesar de se realizar em Julho de 2017, a equipa encontra-se a preparar o evento desde já com colaboração de diferentes entidades que estiveram envolvidas na organização dos eventos anteriormente realizados em Santiago de Compostela, Espanha (2007); em Cuiabá, Brasil (2013); e em Aveiro, Portugal (2015).
A principal entidade portuguesa que é parceira na organização é a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), sendo que a docente da unidade curricular, Brígida Rocha Brito, é uma das técnicas que faz o acompanhamento do processo.
Após a explicitação do historial do Congresso Internacional, que resultou do “Encontro Internacional de Educação Ambiental dos Países Lusófonos”, evento paralelo integrado no “VI Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental” (Joinville no Brasil, 2006), foram apresentados alguns recursos de comunicação utilizados nos eventos anteriores (Santiago de Compostela, 2007; Cuiabá, 2013; Aveiro, 2015), nomeadamente blogs e páginas de internet criadas para o efeito, spots publicitários que foram utilizados em rádio e televisão.
Seguidamente, o Eng. Agressandro Leal fez a sua apresentação clarificando todos os pontos da logística, área pela qual é responsável na organização deste Congresso Internacional, bem como a constituição da equipa, os apoios e patrocínios, o programa cultural, os serviços de apoio no que respeita a viagens, alojamento e actividades paralelas.
O modelo de comunicação utilizado foi informal permitindo uma interacção permanente com os alunos, no estilo de uma conversa com perguntas e respostas durante a exposição.
A turma envolveu-se na análise apresentada e, de forma muito participativa, contribuiu para gerar um debate salutar que resultou na consolidação de conhecimentos anteriormente adquiridos.
Todos agradecemos ao Eng. Agressandro Leal a sua total disponibilidade para esta participação no decurso do período lectivo que muito enriqueceu o processo de aprendizagem dos alunos.