Licenciatura e Mestrado
Para conhecer melhor os nossos curso, nos pontos seguintes, respondemos às questões que mais frequentemente nos são colocadas.
Mais informações no site da Lusófona
Objetivos
O presente ciclo de estudos tem como objetivos a formação generalista no domínio do turismo mas com preocupação de propiciar conhecimentos profissionais, garantindo aos alunos um conhecimento geral da atividade turística.
- Proporcionar a compreensão da realidade cultural e sociológica em que o turismo se desenvolve.
- Garantir a inserção profissional e a mobilidade geográfica.
- Garantir aos alunos a capacidade para desenvolver ideias, conceitos e atitudes, do ponto de vista científico e cultural, abertura à inovação e mudança norteadas por preocupações de qualidade na prestação de serviços de turismo.
- Propiciar aos seus formandos um conjunto de conhecimentos de âmbito alargado e a aquisição de competências específicas para a conceção e execução das tarefas características da atividade turística.
- Formar profissionais com elevada qualidade técnica e científica nas diversas áreas disciplinares que lhe permitam responder de forma criativa às exigências da atividade.
Porquê um Curso Superior de Turismo?
O turismo é a actividade com maior crescimento em todo o mundo. Nos últimos 60 anos o turismo mundial, excepto em apenas 2 deles, cresceu sempre. Nenhuma outra teve idêntico sucesso.
Por isso, é já a maior actividade económica internacional e aquela que mais emprego cria. Nos próximos dez anos atingirá quase o dobro da dimensão actual e, segundo as estimativas da Organização Internacional do Trabalho, o turismo criará em todo o mundo, à volta de 55 mil empregos, … por dia!
Em Portugal, que é dos maiores destinos turísticos mundiais, o turismo é uma actividade fundamental para o seu desenvolvimento económico e dá emprego directo a mais de 500 mil pessoas. Nos últimos anos o número de pessoas que trabalham nas actividades turísticas aumentou 12 % contra 1% em toda a economia nacional, Se não fosse o turismo o desemprego seria muito maior.
A partir de 1999, apenas em três anos o número de licenciados que nela trabalham duplicou, embora ainda represente uma percentagem reduzida do total. Para alcançarmos a taxa de participação de empregados com curso superior, idêntica à que se verificou em Espanha (o que é indispensável) o turismo português necessita de mais de 60 mil licenciados, em particular, nas áreas de conhecimento do turismo.
Em consequência, a formação superior em turismo oferece uma oportunidade impar.
Porquê a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)?
A Universidade Lusófona, que é o maior grupo de ensino privado da língua portuguesa, foi pioneira na criação de cursos superiores de turismo tendo uma longa experiência neste domínio.
O primeiro curso data de 1990 e foi a primeira universidade de Lisboa a criar uma Licenciatura em Turismo.
Criou, primeiro, um bacharelato, depois uma licenciatura a que seguiram cursos de pós-graduação e há 3 anos criou um Mestrado em Turismo com duas especializações. Conta iniciar em Setembro próximo um Curso de Especialização Tecnológica (aguarda aprovação ministerial) e tem em preparação um Doutoramento.
O curso de Turismo é um curso com cosmopolita frequentado por alunos de mais de 10 nacionalidades diferentes, na maioria dos países lusófonos, mas também italianos, romenos, russos e outros.
Muitos dos seus ex-alunos ocupam lugares de destaque e têm tido um percurso profissional de grande relevo. Alguns exemplos:
- José Ribeiro – empresário de restauração e docente universitário;
- Eugénio André – empresário de agências de viagens;
- Nuno Pina – responsável comercial para os mercados americanos da empresa Pestana Pousadas;
- Liliana Conde – directora geral, em Lisboa, dos hotéis NH, uma das maiores cadeias hoteleiras do mundo;
- Nuno Ribeiro – investigador e docente da PennState University (Pensilvânia, EUA);
Qual a Área de Conhecimento que a ULHT Privilegia?
Proliferam, em Portugal, os cursos de turismo com as mais diversas designações e orientações profissionais em relação aos quais os candidatos se defrontam com dificuldades de escolha.
Os cursos de turismo da ULHT concentram-se em 2 áreas de formação e de conhecimento:
- “ÁREA DO DESENVOLVIMENTO E PLANEAMENTO DO TURISMO”
- “ÁREA DA GESTÃO DE EMPRESAS TURÍSTICAS /PRODUTOS”
Pretendemos ser especialistas nestas duas áreas de formação e conhecimento que constituem a essência da actividade turística e aquela que mais vastas oportunidades oferecem aos alunos.
Quais as Qualificações que um Profissional de Turismo Deve ter Nestas Áreas?
Fundamentalmente, entre outras, as seguintes:
- Ganhar aptidões para antecipar e se adaptar às mudanças que caracterizam a actividade turística;
- Aprender a lidar com situações complexas;
- Adquirir capacidade de observação;
- Ter capacidade para eleger e tirar proveito dos factores de competitividade;
- Manejar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias de informação e comunicação em benefício das empresas, dos destinos e dos consumidores;
- Ganhar capacidade empreendedora.
Quais os Conhecimentos e Capacidades que Posso Adquirir na ULHT?
- Conhecimentos aprofundados sobre a actividade turística em geral, as suas características, os seus mecanismos e efeitos económicos e sociais;
- Conhecimentos sobre os produtos turísticos, o marketing e as relações do turismo com o ambiente;
- Conhecimentos sobre o enquadramento legal da actividade (legislação) e a sua organização política e administrativa;
- Amplos conhecimentos sobre a organização e gestão das empresas em geral e em particular da hotelaria, restauração e agências de viagens;
- Conhecimentos práticos de utilização das tecnologias de informação e comunicação próprios do turismo;
- Capacidade para compreender o desenvolvimento do turismo, as suas necessidades e impactos e para utilizar as técnicas de planeamento dos destinos.
O que Diferencia os Cursos de Turismo da ULHT dos Restantes?
Desde logo a focalização no desenvolvimento estratégico do turismo e na gestão estratégica das empresas e, depois, algumas características que lhe são próprias:
- Elenco de disciplinas que garantem o conhecimento aprofundado do turismo e das actividades que o constituem;
- Forte formação de base cultural que permite compreender a inserção do turismo na sociedade;
- Possibilidade de os alunos, através das opções que lhe são oferecidas, poderem alargar os seus conhecimentos a áreas não contempladas nos planos de estudos: podem escolher livremente línguas estrangeiras da sua preferência, cadeiras para os quais tenham maior vocação;
- Corpo docente constituído, na maior parte, por doutorados e especialistas da actividade turística na qual exercem ou exerceram funções de grande responsabilidade profissional.
Quais as Saídas Profissionais que os Cursos Proporcionam?
LICENCIATURA
- Técnicos superiores especializados em turismo;
- Técnicos superiores dos órgãos locais e regionais do turismo, em particular das autarquias e regiões de turismo e outras organizações turísticas de carácter regional, públicas e privadas;
- Animadores e organizadores de actividades de lazer e recreio;
- Gestores de produtos turísticos;
- Relações públicas de empresas, directa ou indirectamente ligadas ao turismo;
- Quadros intermédios das empresas turísticas com capacidade para identificar os problemas e contribuírem para a sua solução.
MESTRADO
- Direcção em estabelecimentos turísticos;
- Quadros superiores de empresas turísticas de lazer e de recreio;
- Gestores de marketing e de comunicação turística;
- Responsáveis pelo desenvolvimento estratégico de empresas e de destinos turísticos;
- Consultores e investigadores na área do turismo;
- Quadros superiores da administração pública;
- Docentes na área da formação turística;
- Profissionais liberais.
Os Cursos de Turismo que a ULHT são Atualizados e Correspondem às Necessidades do Mercado? Que Procedimentos são Adoptados para Garantir essa Atualização?
Desde que a licenciatura em turismo foi criada em 1998, já foi reestruturado 3 vezes sendo a última no ano letivo 2006/2007 para adequação ao Processo de Bolonha. Está agora, em função dos resultados desta adequação, a ser preparada uma adaptação às necessidades das mudanças previsíveis dos mercados turísticos.
Sempre que há uma mudança de planos de estudos é feita uma análise aprofundada do mercado do ensino em Portugal, das necessidades das empresas e organizações turísticas (mediante inquéritos), a análise dos cursos nas principais universidades estrangeiras e dos estudos que em todo o mundo vão sendo realizados sobre a educação em turismo.
Além disso, é feita uma apreciação prévia pelo nosso Conselho Consultivo que é constituído pelos mais importantes empresários do turismo em Portugal e por outras personalidades.