Investigação em Turismo

 

TURISMO COMPETITIVIDADE E DESENVOLVIMENTO

O Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade (CIPES) é uma Unidade de Investigação que integra, entre outros, um programa de investigação – Empreendedorismo, Inovação, Sustentabilidade e Desenvolvimento. Este, que tem como missão, o desenvolvimento de investigação numa lógica interdisciplinar, ligada às temáticas do território, da sustentabilidade das questões da economia, turismo e seus impactos na Sociedade, passa a integrar uma área de investigação –Turismo, Competitividade e Desenvolvimento – com caráter multidisciplinar e interdisciplinar, cujo o objetivo assenta na produção e partilha do conhecimento científico em turismo.

Apesar da produção científica individual dos docentes que integram o departamento de turismo, é estrutural que os mesmos se agreguem enquanto equipas de trabalho para um objetivo comum. Assim e por forma a dar corpo a esta exigência propõe-se, através da apresentação de um programa de investigação dedicado ao turismo, a criação de uma equipa de docentes que de forma articulada, possa apresentar resultados em áreas de conhecimento especificas do turismo e que ao mesmo tempo sejam criadas ligações com organismos regionais, nacionais e internacionais, do setor privado e público.

Com uma equipa de investigadores multidisciplinar, são várias as áreas abordadas como o turismo náutico, turismo criativo, marketing turístico, redução da pobreza, territórios de baixa densidade, tecnologias, redes sociais, entre outras.

CIPES (http://cipes.ulusofona.pt/pt/)