Membros do Conselho

Membros por inerência

Directora do Departamento de Turismo
Mafalda Patuleia é doutorada em Turismo pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É Licenciada em Turismo pelo INP e Mestre pelo ISCTE em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação. É Diretora do Departamento de Turismo da Universidade Lusófona de Lisboa e Diretora do Instituto Superior de Novas Profissões (INP), onde leciona disciplinas ligadas ao Lazer e ao Turismo. É também investigadora no Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade (CIPES). Leciona em várias universidades estrangeiras. Faz parte de júris de peritos e é autora de vários artigos relacionados com o turismo. É casada e tem uma filha.

 

 

 

Representante dos professores do Departamento de Turismo com o grau de doutor
Álvaro Lopes Dias é Professor de Estratégia na Universidade Lusófona e no ISCTE-IUL. Doutorou-se em Gestão pela Universidade da Extremadura, Espanha, depois de ter obtido um MBA em Negócios Internacionais. Tem mais de 24 anos de experiência de ensino. Teve vários cargos de visita em diferentes países e instituições incluindo Brasil, Angola, Espanha, Polónia e Finlândia. Ensina regularmente em inglês, português e espanhol nos níveis de graduação, mestrado e doutoramento, assim como em programas para executivos. O Professor Álvaro Lopes Dias tem produzido extensa pesquisa na área do Turismo e Gestão, incluindo livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas, estudos de caso, entre outros. É também investigador do Centro de Investigação em Política, Economia e Sociedade (CIPES).

 

Representante dos professores do Departamento de Turismo com o grau de especialista
Raúl Ribeiro Ferreira iniciou a sua profissão em 1994 no Hotel Baía, em Cascais. Em 1997 assumiu a direção do Restaurante Casa de Chá de Oitavos e em 2003 a direção da Estalagem Muchaxo Hotel (4 estrelas), cargo que ainda hoje ocupa. Entre 2006 e 2013 desempenhou as funções de Director e administrador do Hotel Palma, em Monforte. Exerceu, entre 2014 e 2015, as funções de Coordenação da Licenciatura em Gestão Hoteleira da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda. É Professor Especialista com Provas Públicas em Hotelaria e Restauração e exerce funções como docente na Universidade Lusófona, entre outras. É membro e sócio efetivo da ADHP – Associação de Diretores de Hotel de Portugal, desde 1994 e a partir de 2013 e até à presente data, é o Presidente da Direção desta associação. É ainda consultor e assessor de diversas organizações turísticas, hoteleiras e de restauração, em Portugal continental e Angola. Possui uma licenciatura bietápica em Direção e Gestão Turística e Hoteleira pelo Instituto Superior Politécnico Internacional. Neste momento está a frequentar o Doutoramento em Turismo, no IGOT/ESTHE. Presentemente também é Partner da Monfortur – Business and Consulting.

 

Representante do Turismo de Portugal, I.P.
Carlos Manuel Sales Abade é licenciado em Direito e frequenta o Executive Master in Finance and Control na Universidade Católica Portuguesa. É Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I.P. desde 19 de fevereiro de 2016. Exerce ainda as funções de Vogal Não Executivo do Conselho de Administração da ENATUR – Empresa Nacional de Turismo, S.A., Vogal Não Executivo do Conselho de Administração da SPGM – Sociedade de Investimentos, S.A. e Vogal Não Executivo do Conselho de Administração da Turismo Fundos, SGOIC, S.A. Exerce igualmente as funções de Presidente do Conselho Estratégico da Turismo Fundos, SGFII, S.A., Presidente do Conselho Geral do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, Presidente do Conselho Geral do Fundo Revive Natureza, Vice-Presidente do Conselho Geral do FIEAE – Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas, Membro do Conselho Geral e de Supervisão da Portugal Capital Ventures, S.A e membro do Conselho Geral do FINOVA – Fundo de Apoio ao Financiamento à Inovação.

 

 

 

Representante da Confederação do Turismo de Portugal
António Abrantes nasceu na Argentina com 40 anos de experiência e grande envolvimento no turismo. É licenciado em Gestão de Empresas (1975-1980), Mestre em Turismo (2012) e obteve o título de Especialista, em provas públicas, em Turismo e Lazer em 2013. Lecciona em cursos superiores de turismo, nas áreas da economia do turismo, política do turismo e legislação turística. Tem livros publicados na área do turismo.É articulista em matérias do Turismo em órgãos de comunicação social genéricos e da especialidade, tendo publicados mais de setenta artigos.Foi Secretário-Geral da CTP – Confederação do Turismo Português (1998-2007), estrutura de cúpula do associativismo empresarial do turismo português, com representações em organismos nacionais e internacionais. Desempenha hoje este mesmo cargo a partir de Fevereiro de 2015. Foi Coordenador da Equipa Técnica da AMVC – Associação de Municípios do Vale do Côa (2008-2010) tendo sido responsável pela concepção e plano de acção da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE, para o desenvolvimento do Turismo e Património do Vale do Côa (Património Mundial da Humanidade da UNESCO). Foi ainda Administrador de empresas turísticas.

 

 

 

Membros externos

Representante do ramo turístico da distribuição
Pedro Costa Ferreira, Natural de Lisboa, de 59 anos, é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa. Com atividade profissional no turismo há mais de 25 anos, do seu percurso profissional destacam-se a Direção-Geral da Igestur, da Space e, posteriormente, a presidência da área de operadores turísticos do Grupo Espírito Santo Viagens, onde permaneceu cerca de 10 anos. Em 2011 decidiu lançar as suas próprias empresas, começando pela Lounge Travel, da qual é sócio-gerente. Tem hoje capital em cinco agências, das quais fundou quatro. Pedro Costa Ferreira é presidente da APAVT e membro do Board da ECTAA, a confederação europeia das associações de agências de viagens e operadores turísticos.

 

 

Representante do ramo turístico da animação
António Marques Vidal, Director da MarGens FATR, Lda, empresa de Animação Turística, fundada em 1990. É Presidente da APECATE (Associação Portuguesa de Empresas De Congressos Animação Turística e Eventos) e vogal da Direcção da CTP – Confederação do Turismo de Portugal para o triénio 2018 – 2021. Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desporto da ULHT é Assistente Convidado na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona das Humanidades e Tecnologias e na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Participou e publicou vários artigos na área do Turismo, dos Eventos, das Actividades de Aventura e da Segurança, nomeadamente para o Jornal Expresso, Revista Evasões, Revista Event Point e Revista Publituris.

 

Representante do poder autárquico local
José António Barbosa Borges nasceu em janeiro de 1989 no Concelho de Terras de Bouro, Braga. Foi aluno do Instituto Militar dos Pupilos do Exército e, em 2011, licenciou-se em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Encontra-se a frequentar o Mestrado em Economia e Políticas Públicas pelo ISCTE. Trabalhador do Banco de Portugal desde outubro de 2013, serviu como Adjunto do Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares do XIX Governo Constitucional. Atualmente encontra-se o cumprir as funções de Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

 

 

Representante dos operadores de plataformas digitais
Nelson Almeida é diretor de vendas da Travelport em Portugal e Cabo Verde desde 2011. Na empresa desde 1999, altura em que desempenhou a função de Executivo de Suporte a Clientes e Formador, foi também Gestor de Conta no Departamento Comercial durante três anos, antes de assumir a Direção de Vendas da Travelport em 2011. Ao longo do seu percurso, contribuiu para conduzir a Travelport Portugal a líder destacada de mercado, com o Sistema de Distribuição Galileo (GDS), assumido um papel importante no desenvolvimento do negócio da Travelport no mercado de Cabo Verde. A completar 25 anos de experiência no setor do turismo e das viagens, Nelson Almeida iniciou o seu percurso profissional no Grupo Macrotur, desempenhando varias funções na Agência da Viagens SPACE, nas áreas do recetivo e exportação. Nelson Almeida encontra-se a realizar um Master em Direção e Administração de Empresas, com especialidade em Turismo e Lazer, na Universidad Nebrija em Madrid (IMF Business
School).

Representante do ramo turístico dos transportes
Gavin Eccles trabalhou em todo o mundo para estabelecer a ligação entre o desenvolvimento da aviação e do turismo e foi associado a companhias aéreas, hotéis, aeroportos e operadores turísticos. As funções anteriores incluíram o desenvolvimento na British Airways, além de projetos de consultoria para a United Airlines, American Airlines, Qantas, além de apoiar o desenvolvimento de transportadoras de baixo custo para destinos turísticos. Em Portugal, Gavin foi consultor do Board of Visit Portugal no desenvolvimento da aviação, bem como trabalhou em vários projetos com a ANA Airports Portugal na abertura de rotas aéreas internacionais para o país. Com hotéis, Gavin trabalhou com inúmeras redes e teve posições destacadas na TUI, a maior operadora de turismo do mundo.Acabou de completar um mandato de três anos como Diretor Comercial da SATA Azores Airlines; gerenciar os departamentos de rede, receita, vendas, marketing e desenvolvimento de produtos / marcas das companhias aéreas. Antes da posição de CCO da SATA, Gavin passou 5 anos viajando pelo mundo como Conselheiro do Conselho de Turismo de Portugal (Visit Portugal); o papel era desenvolver o acesso de voos para apoiar o desenvolvimento do turismo e permitir que as companhias aéreas apoiassem a busca pelo crescimento econômico. Gavin foi fundamental para trazer mais de 200 novas rotas em 4 aeroportos portugueses. Para ajudar na disseminação do conhecimento nos setores de aviação, turismo e negócios, Gavin também é professor de aviação e gestão em universidades internacionais. Ele também é palestrante regular em conferências internacionais, discutindo como companhias aéreas, aeroportos e conselhos de turismo podem trabalhar juntos para construir rotas sustentáveis. Gavin foi premiado com um Mestrado em Filosofia pela Universidade de Surrey e um Mestrado em Administração pela Universidade de Sheffield Hallam.

 

 

Representante do ramo turístico da restauração/gastronomia
Paulo Amado iniciou-se enquanto jornalista, há quase 25 anos, na Inter Magazine, a mais antiga publicação do sector, sendo hoje director e proprietário. É dinamizador na área da gastronomia, fundador e programador dos principais eventos regulares e inovadores na gastronomia em Portugal. Tem participações múltiplas em eventos nacionais e internacionais e reconhecimentos pelo seu trabalho como personalidade do ano na gastronomia.

 

 

Representante da área do planeamento turístico
Luís Pedro Costa, licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, Consultor e Administrador da Neoturis.  É “Revenue Manager” e Administrador do Sheraton Lisboa Hotel & Towers, Consultor de Turismo da Divisão de Consultoria de Gestão da Deloitte & Touche Portugal, Assistente dos directores da REDISNOR, empresa fornecedora de equipamento para a hotelaria, organizando a contabilidade e gerindo os stocks e as encomendas.

 

 

Representante da imobiliária turística
Tomás Mazón es Profesor Titular de Sociología del Turismo y miembro del Instituto Universitario de Investigaciones Turísticas de la Universidad de Alicante. Es director de la Cátedra de Estudios Turísticos “Pedro Zaragoza Orts” de la Universidad de Alicante, con el patrocinio de la propia Universidad, del Ayuntamiento de Benidorm, de la Consellería de Turisme de la Generalitat Valenciana y de HOSBEC.Es miembro del Equipo de Investigación Consolidado “Planificación y gestión sostenible del turismo” que dirige el Prof. Fernando Vera Rebollo. Es miembro del Consejo de Redacción de la Revista PAPERS de Turisme; del Conselho Consultivo da Revista da Casa da Geografia de Sobral, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Brasil); del Conselho Consultivo da Revista Turismo & Desenvolvimiento (RT&D) de la Universidad de Aveiro (Portugal); Miembro del Consejo Editorial de la Revista Digital Ciéntifica Gran Tour editada por la Escuela Universitaria de Turismo de la Universidad de Murcia; del Consejo Científico de la Revista Encontros Científicos – Tourism & Management Studies; de la Junta Rectora del Patronato Municipal de Turismo del Ayuntamiento de Alicante. Ha dirigido y participado en más de treinta investigaciones y producto de ellas ha publicado medio centenar de libros, capítulos de libro y artículos. En los últimos años ha impartido más de un centenar de conferencias sobre temas relacionados con el turismo y el urbanismo. Sus principales líneas de investigación son el turismo y el urbanismo. Antes de su incorporación como profesor en la Universidad de Alicante, en su labor profesional, durante más de 28 años (1964-1992), ocupó diferentes puestos en las recepciones de varios hoteles de la ciudad de Alicante.

 

Representante da gestão do destino
Fabio Carbone is Member of the British Higher Education Academy, lecturer of International Tourism Management at Coventry University (UK), School of Marketing and Management, Faculty of Business and Law, where he was also appointed “Champion of the United Nations Sustainable Development Goals”. Awarded associate researcher at the Centre for Trust, Peace and Social Relations (Coventry University). His research focuses mainly on the relations between cultural heritage management and tourism for the promotion of intercultural dialogue, global understanding and peace. His commitment with tourism, culture and peace is not solely academic: he is Ambassador-at-large of the International Institute for Peace through Tourism (IIPT), and IIPT Special Envoy to Iran, where he founded the IIPT-Iran Chapter; editorial director of the IRAN TOURISM, and member of the Iran Tourism Experts Association. His professional career is based on a strong humanistic background. Beyond the MSc and PhD in Tourism, he has also successfully completed courses in International Relations & Cultural Diplomacy (Institute for Cultural Diplomacy, Berlin); Religion, Conflict and Peace (EdX, Harvard University), Humanitarian Response to Conflict and Disaster (EdX, Harvard University), and Environmental Security and Sustaining Peace. He published many academic and non-academic articles about cultural heritage management, tourism and peace, and he was invited speaker in several conferences worldwide. As practitioner in cultural heritage and tourism he was consultant for public and private organisations and observer member of the Portuguese Steering Committee for HERITY – World Organisation for the Certification of Quality Management of Cultural Heritage, recognised by UNESCO and UNWTO.

 

Representante do ramo turístico do alojamento
Sofia Rodrigues is the CEO and Founder of HBL, an auditing company specialized in unique customer service, training and career development in the service industry. Her main area of expertise is hospitality and tourism management and her passion is hospitableness, the art of
genuine service. Sofia Rodrigues joined Swiss Education Group in 2011 as a full-time teacher in SHMS Leysin.
In 2013 moved to César Ritz Colleges, where she assumed the role of program manager. As of 2016, Rodrigues was managing the partnership with Washington State University (USA) and the University of Derby (UK) in César Ritz Colleges Brig Campus while progressing to the role of Academic Dean by 2018. In the meantime, Sofia Rodrigues pursued her passion for excellence and service and opened HBL | Hospitableness Co. with the focus on assessing
services in any service industry. In addition, HBL also supports international students drawing their career plans and achieving their career aspirations. Prior to join César Ritz Colleges, Sofia Rodrigues has gained international experience in the hospitality and tourism industry from luxury hotels, event management, airlines, hotel sales and marketing, and hotel human resources, while working for companies with the highest service standards in California, Switzerland and Portugal. Currently and in addition to her role as CEO and Founder of HBL | Hospitableness Co., she is a lecturer at César Ritz Colleges in Brig and a dissertation supervisor for the Master of Arts in Entrepreneurship for the Global Hospitality and Tourism Industry with the University of Derby. She teaches different courses related to career management and hotel industry operations while, at the same time, she counsels students preparing their career development plans. Moreover, Sofia Rodrigues is a Phd candidate at Sheffield Hallam University (UK) and her research focus is on Hospitality Business Management more precisely, hotel performance. She holds a Master of Arts in Education and a Post-Graduation Certificate in Higher Education from University of Derby (UK), a Post-Graduation Diploma in Hotel Operations Management from Swiss Hotel Management School (Switzerland) and a Bachelor of Arts in Hospitality and Tourism Management from Instituto Superior de Novas Profissões (Portugal). She is also certified in Front Office, Food and Beverage, Housekeeping Operations and Human Resources by American Hotel & Lodging Association (USA), in Tourism Law by Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (Portugal) and, in Recruiting, Interviewing and Selecting by UCLA (USA).