Visita de Estudo – Arquivo Geral do Exército

Dentro do âmbito da U.C. Liderança e Comportamento Organizacional foi realizada a visita ao Arquivo Geral do Exército – ArqGEx e Convento de Chelas.

Esta visita, autorizada pelo Director do Arquivo Geral do Exército – ArqGEx, Ten-Coronel Fernando Felício, teve por guia, permanente, o Subdirector, Major, Mestre, Marcelo Teves Borges cujas intervenções se dividiram em três partes: a tipologia da liderança e a liderança; o ArqGEx. como organização; e, o Convento de Chelas no seu espaço patrimonial.

As primeiras duas intervenções, para além do aspecto da histórica acumulada, cuja génese é militar e que pertence a todo o território nacional, tiveram uma mais valia teórica que, para além do âmbito militar, adveio certamente do primeiro e terceiro mestrado do Senhor Major Marcelo Borges.

Não se deve omitir que esta história pátria é resultado da acção de militares arquivada em quase 33 Kms de prateleiras, o que nos permite fazer um aligeirado cálculo sobre o valor deste acervo que, aliás, é oficialmente reconhecido por entidades superiores.

“O Arquivo Geral do Exército (ArqGEx), Órgão do Comando do Exército (Vice-CEME), dependendo hierarquicamente da Direcção de História e Cultura Militar (DHCM), é o Arquivo Intermédio dentro do sistema de Arquivos do Exército, para onde são remetidos os documentos de acordo com o Regulamento de Conservação Arquivística do Exército (RCAE) publicado anexo à portaria 252/00 de 22 de Maio”.

A terceira intervenção teve uma leitura simbólica sobre o espaço conventual, cuja carga teórica e analítica se percebeu pertencer aos conhecimentos académicos adquiridos durante o segundo mestrado do Senhor Major Marcelo Borges.

Em suma, resultou numa visita, rica de elementos, com relevo teórico e prático na sensibilização sobre o património nacional, material e imaterial, com relevante importância para futuros produtos turísticos.